Mostra de Diários de Bordo de Filosofia da Educação de estudantes da FEUSP

No mês de outubro temos o prazer de compartilhar pequenas passagens que compõem parte do percurso de estudantes da FEUSP.
Apresentamos a Mostra de Diários de Bordo de Filosofia da Educação da FEUSP, exposição física e virtual de trechos dos diários de bordo escritos por estudantes que cursaram as disciplinas Filosofia da Educação I e Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico em algumas das turmas da Professora Juliana Oliva e do Professor Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio. Participam desta mostra estudantes do curso de Pedagogia e demais Licenciaturas que selecionaram trechos de 3 a 6 páginas de seus diários a serem compartilhados com o público.
Os trabalhos revelam tanto a organização de anotações de aula sobre o conteúdo estudado, ou reflexões suscitadas pela bibliografia de cada curso, como o registro de um instante. Instante este que pode refletir o desenvolvimento de um percurso acadêmico e até mesmo as circunstâncias de um momento histórico. Com a leitura dos textos expostos, podemos recordar a vida pré-pandemia de COVID-19 e também acompanhar como, em meio à situação epidêmica do novo coronavírus, os impactos do distanciamento social, a possibilidade de adoecimento do corpo, o risco de morte, a perda de entes queridos, as dificuldades materiais, assim como a tensão de um governo autoritário e desastroso, atravessam a trajetória universitária. O retorno à sala de aula, possibilitado pelo avanço da vacinação, também se faz presente e coroa os diários escritos neste 1° semestre de 2022.
E para além desses cenários, há ainda mais do que se passa a cada um, a cada uma, que escreve sobre seus dias.
Convidamos, então, a comunidade acadêmica e todo o público interessado a conhecer o entrelaçamento da reflexão filosófica e da experiência tecidas a partir do espanto, das questões e das incertezas de nossos encontros.